Conformidade News - Boletim de Maio, semana 22

Regulação de IA, novo conselheiro na ABCripto, fraudes usando documentos falsos.

Conformidade News - Boletim de Maio, semana 22

Olá, pessoal! Esta semana está repleta de novidades quentes no mundo da regulação, compliance e riscos.

Você está preparado para se atualizar sobre os principais acontecimentos e descobrir como sua empresa pode se antecipar aos desafios emergentes?

Temos uma análise comparativa sobre a regulação da IA que está dando o que falar, uma nova e estratégica nomeação no conselho da ABCripto, além de importantes desdobramentos no combate à lavagem de dinheiro e fraudes bancárias. E isso é só o começo! Vamos explorar essas e outras histórias que prometem impactar diretamente o seu negócio. Vamos lá!

Recentemente, o senador Eduardo Gomes apresentou o relatório preliminar da Comissão Temporária sobre Inteligência Artificial do Senado, revisando o Projeto de Lei nº 2.338/2023, que busca regulamentar o uso da IA no Brasil. Esse PL se inspira fortemente no EU AI Act, adotando uma abordagem baseada em riscos e estabelecendo medidas de governança e transparência.

Comentário: A inteligência artificial levanta diversas questões complexas, não somente na sua aplicação, mas também sobre a origem dos dados para treinamento. Será interessante acompanhar o progresso disso.

O Bitybank, uma plataforma brasileira de negociação de criptomoedas, anunciou que seu Diretor Financeiro, Ibiaçu Caetano, agora faz parte do Conselho da Associação Brasileira de Cripto Economia (ABCripto). De acordo com o comunicado enviado ao Broadcast Investimentos, essa nomeação tem como objetivo fortalecer o compromisso da associação em promover o crescimento sustentável e responsável do mercado de criptoativos no Brasil.

Comentário: A presença de Ibiaçu Caetano no conselho da ABCripto com certeza vai agregar muito valor! A experiência dele no Bitybank certamente contribuirá para fortalecer a governança e a conformidade na área, beneficiando todo o ecossistema cripto. Ibiaçu deixou um comentário para nossa newsletter:

"O mercado de criptoativos está em plena expansão e temos a responsabilidade de fomentar práticas sustentáveis para o crescimento de longo prazo"

Ibiaçu

No evento “Movimento pela Integridade Empresarial – Pacto Brasil”, o secretário Nacional de Justiça destacou os desafios de combater a lavagem de dinheiro através de cadeias produtivas lícitas. A Lei de Lavagem de Dinheiro foi aprimorada para enfrentar melhor essas questões.

Comentário: O crime organizado está cada vez mais sofisticado. As empresas precisam reforçar seus programas de compliance e monitoramento para não serem pegas de surpresa.

A Polícia Federal desmantelou um esquema de fraude bancária que já causou um prejuízo de R$ 1,5 milhão desde 2019. A operação revelou a utilização de documentos falsos para sacar créditos de precatórios.

Comentário: A fraude bancária continua sendo um grande problema. Empresas e instituições financeiras devem investir em tecnologias avançadas de verificação e autenticação para prevenir essas atividades.

Jogo-Rápido

Produtoras de Funk São Suspeitas de Lavagem de Dinheiro: A polícia fechou o cerco contra os donos de duas grandes produtoras musicais de funk investigadas por lavagem de dinheiro do crime organizado.

Operação da Polícia Civil de SP Mira Empresas que Movimentaram R$ 500 Milhões: Investigadores apuram delitos de falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Novas Regras para as Bets no Brasil: As bets de quotas fixas no Brasil agora precisam seguir uma série de condições para atuar no país.

Anbima e CVM Alertam a População Sobre os Riscos de Fraudes Financeiras: Experimento aponta que 48% dos internautas que clicaram em um anúncio de corretora de valores fictícia poderiam ter sido vítimas de golpe.

Agradecemos pela leitura da Conformidade News. Indique a newsletter para seus colegas e nos ajude a crescer essa comunidade!

Até a próxima edição!

Essa edição foi apoiada pela VAAS, plataforma de decisão no-code que automatiza todos os seus fluxos de trabalho!